Livros

Carreira literária
Lembro-me que na década de 90 do século XX, o Pastor Fernando Martinez pediu-me um artigo para publicar na Revista Novas de Alegria [Revista Oficial das Assembleias de Deus de Portugal], depois ele gastou um dia para corrigir, arranjar e melhorar o artigo para publicação. Passados 2 décadas, tenho 6 livros publicados, dentre os quais a Tese de Mestrado, já em sua 3ª edição, sendo que alguns livros já foram traduzidos para o Inglês, Romeno, Espanhol e Italiano, a tradução francesa está a ser tratada. Em breve será lançada a minha tese de Doutoramento em Romanos e Estudos Paulinos. Deus é bom!

Reginaldo Melo

Escritor Cristão

A Justificação em Paulo

Ano 2018 – Categoria/Apologética – 264 páginas

Apresento-vos a minha Magnum Opus. Trago à luz um corpo significativo de evidências, sobre o pensamento teológico Paulino hodierno em debate na Escandinávia, Reino Unido, Alemanha e EUA, a qual subscreve uma negação da doutrina da justificação pela fé, conforme estabelecido na tradição do Cristianismo Histórico. O objectivo primário é expandir o escopo da pesquisa sobre o tema no mundo acadêmico e teológico de língua portuguesa, onde até à data algo desta substância não foi escrito em detalhe. Dito isto, a mesma expõe o debate sobre a justificação pela fé, sob a perspectiva Paulina e Reformada, em contraste com a Escola da NPP (Nova Perspectiva em Paulo) e a Teologia de Douglas Campbell, Professor do Novo Testamento na Duke Divinity School, EUA. Assim, o autor desconstrói o conceito soteriológico universalista preconizado pela NPP, i.e. a ideia implícita de dois concertos, um para o Povo de Israel e outro para a Igreja e/ou humanidade, e defende a unidade das Escrituras do VT e NT em um único corpo profético, o qual culmina com a Cruz de Cristo. Segundo, desenvolve em detalhe o debate contemporâneo Fé de Cristo/Fé em Cristo (gr. πίστεως ᾿Ιησοῦ Χριστοῦ), tese sobre a qual o Professor Campbell constrói seu argumento soteriológico, propondo deste modo demolir com a doutrina da justificação pela fé. Por fim, e o mais importante de tudo, o autor faz uso do debate em si para apresentar o pensamento Paulino e Luterano e, escrutina a doutrina de per se, apresentando a razão pela qual a mesma é, incontestavelmente, o cerne da Teologia Paulina e Reformada; dela, da justificação pela fé em Cristo, depende todo o relacionamento com Yahweh, ponto nevrálgico de todo o Corpus Paulino, e em especial, da Epístola aos Romanos, a qual é dissecada de forma exaustiva nesta tese de doutorado. Em suma, não se trata de um comentário versículo por versículo, mas de um tratado teológico, cujo conteúdo não perde sua contemporaneidade.

Pastor Elienai Cabral
Pastor, Professor, Articulista, Secretário Geral CGADB – Brasil

Debate Testemunhas de Jeová

Ano 2016 – Categoria/Apologética – 215 páginas

Constantemente as igrejas evangélicas são confundidas com as “testemunhas” de Jeová, daí a nossa obrigação de estarmos preparados para esclarecer de forma convincente as verdades bíblicas centrais. Não podemos ficar em silêncio e mostrar indiferença ao fenómeno de crescimento e desvios doutrinários deste grupo, e de como o mesmo tem chegado a lugares e pessoas com o ensino do erro, onde deveria estar a ser ensinada a verdade da Palavra de Deus que salva, transforma e liberta o pecador. Este livro tem um alvo duplo, conhecer os falsos ensinos das supostas “Testemunhas de Jeová” e o fortalecimento da fé que uma vez nos foi dada, fé cujos pilares assentam-se no facto que Jesus é Deus e Nosso salvador, que o Espírito Santo é uma Pessoa Divina, que Ele habita em nós, e que todo o plano de Deus para a humanidade se irá cumprir como descrito pelas Escrituras Sagradas.

Pastor Miguel Cartaxo
Antigo Presidente da CADP – Europa e
Assembleia de Deus Luxemburgo – Europa

Kerigma

Ano 2015 – Categoria/Homilética – 310 páginas

Vivemos dias em que proliferam todo o tipo de discursos em variados níveis, muitos deles desprovidos de conteúdo e sem sentido de oportunidade. Como pregadores, precisamos de marcar a diferença com uma mensagem ungida com conteúdo e recebida de Deus, e não uma mensagem copiada; apenas assim podemos dar as pessoas, uma resposta e um conselho de forma a encher e transformar vidas que tenham um compromisso real com Deus. Neste livro de mensagens, temos em nossas mãos uma preciosa ajuda, com várias temáticas, de facto, uma ferramenta para buscar inspiração e aprofundar nos mais no estudo da Palavra do Senhor.

Pastor Manuel Artur de Melo
Presidente Emérito AD Danbury
Connecticut – EUA

Informação

Ano 2013 – Categoria/Teologia – 215 páginas

A partir de abundante pesquisa o autor preconiza, trazer ao conhecimento dos leitores a clareza de verdades as quais importa vivermos e aplicarmos ao quotidiano da vida cristã, tudo isto com o objectivo de alcançarmos e caminharmos em maturidade espiritual. Cada capítulo aborda de maneira objectiva as temáticas propostas nos seus ambientes do contexto histórico e doutrinário. É por isso uma obra bastante completa, a qual abrange uma grande amplitude de diferentes tópicos no que concerne ao tema da vida cristã.

Prof. José Paulo Gomes
Secretário da Direcção Nacional da CADP
[Convenção das Assembleias de Deus de Portugal]
Director do MEIBAD
[Monte Esperança Instituto Bíblico das Assembleias de Deus]

A Escolha

Ano 2011 – Categoria/Soteriologia – 140 páginas

O livro “A Escolha”, da autoria do Pastor Reginaldo de Melo, é uma apresentação de algumas das Doutrinas Fundamentais, e aborda de modo particular a doutrina que respeita à Salvação bem como a praticidade dos preceitos divinos como o caminho para a restauração do homem. No panorama literário actual não há muitas obras nesta vertente da salvação e redenção humana, assim o livro em questão, aborda a temática da perspectiva de entendermos que este é um assunto que obriga a uma escolha, positiva ou negativa, o qual envolve o passado, o presente e o futuro. O passado porque a Salvação em Cristo liberta-nos do efeito dos pecados passados, capacita-nos a viver em vitória sobre o poder do pecado no presente, e quanto ao futuro, a vitória ganha no Calvário torna-se o selo da nossa segurança eterna em Deus.

Pastor António Gonçalves
Pastor, Professor e Articulista
Presidente Assembleia de Deus Benfica
Director Executivo da CAPU – CPAD – Lisboa

O Vento Sopra na America Latina

Ano 2009 – Categoria/Missiologia – 135 páginas

Vários historiadores e autores evangélicos escreveram sobre a vida de nossos pioneiros pentecostais. Nesta obra, Reginaldo Azevedo destacou a pessoa de Adolfo Gunnar Vingren, sem desmerecer o seu companheiro de missão, Daniel Berg. O autor desenvolveu um trabalho crítico construtivo, não à pessoa de Gunnar Vingren, mas conduziu seus argumentos à reflexão do leitor sobre a formação da igreja no Brasil. O autor em sua obra não omitiu a realidade histórica dos cismas que provocaram a separação da Assembleia de Deus em dois grupos: as igrejas filiadas ao Ministério de Madureira como Convenção Nacional e as igrejas ligadas à Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil.

Pastor Elienai Cabral
Pastor, Professor, Articulista
Pastor AD Sobradinho – Brasília

Debate Católica Romana

Ano 2006 – Categoria/Apologética – 165 páginas

Este livro torna-se recomendável aos leitores de confissão católica e não só, porque nos possibilita obter uma panorâmica dos afastamentos doutrinários, face à Bíblia Sagrada, que a igreja tradicional do nosso País tem alimentado e continua praticando, sem dar indícios de querer voltar às verdadeiras raízes do Cristianismo bíblico, fundamentado na doutrina dos apóstolos. Ao lermos este volume podemos ficar com uma noção bem clara de como uma igreja que se diz cristã veio a consentir no seu seio e na sua prática religiosa todos estes desvios que a divorciam, duma forma bem acentuada, do padrão do Cristianismo bíblico e que o autor muito bem denuncia e eloquentemente explica aos seus leitores.

Pastor Luís Reis
Pastor, Professor, Articulista
Antigo Presidente MEIBAD
[Monte Esperança Instituto Bíblico das Assembleias de Deus]
e CADP [Convenção das Assembleias de Deus de Portugal]

Temas de Escolas Bíblicas

Apostilas Disponíveis

Mediante envio comprovativo depósito

Email: [email protected]
Nome: Reginaldo Azevedo de Melo
Conta Corrente Banco do Brasil: Agência 2951-3
Conta Corrente: 24733-2
Valor livro: $40,00 reais com porte correio
Apostila: $30,00 reais por quaisquer três apostilas